Iniciamos a jornada logo cedo rumo à Área Natural Protegida da Península Valdés, um local que recebeu o prestigioso título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO em 1999. Após cerca de uma hora de viagem, chegamos à encantadora vila ecológica de Puerto Pirámides. Lá, nos deparamos com a oportunidade de embarcar em uma emocionante expedição para avistar as majestosas baleias-francas (disponível de junho a novembro) ou então, para os meses de dezembro a março, admirar os lobos-marinhos de pelagem única e os cormorões.
Em seguida, seguimos em direção à Estância San Lorenzo, uma típica fazenda patagônica dedicada à criação de gado, que também é o lar da maior colônia de pinguins de Magalhães no mundo. Lá, você tem a oportunidade de desfrutar de um almoço com um saboroso cordeiro assado (custo adicional) e visitar a colônia de pinguins, que se encontra a 7 quilômetros da estância.
Partindo de San Lorenzo, nos dirigimos à Reserva de Punta Norte, onde, dependendo da estação do ano, é possível contemplar lobos-marinhos de pelagem única, elefantes-marinhos do sul e, ocasionalmente, orcas.
Por fim, retornamos a Puerto Madryn, com uma parada no Centro de Interpretação Carlos Ameghino, que oferece um insight valioso sobre a riqueza natural da península. Ao longo da excursão, também temos boas chances de avistar animais terrestres como guanacos, choiques (uma espécie de ave), raposas, maras (lebres gigantes), tatus e zorrillos.